Demonstração: O retrato de Um Gato
ESTE ARTIGO FOI CRIADO PARA TI . . . SE GOSTAS, ENTÃO PARTILHA!
Como já é explicado em leituras anteriores, é possível simplificar os passos a seguir para desenhar e pintar em pastel seco. De uma forma geral, são quatro os passos a seguir para realizar um retrato em pastel seco.
No entanto, eu gosto muito de conseguir o máximo realismo e para isso é necessário de pormenorizar, ou seja adicionar sucessivas camadas de tons e detalhes, além de desenhar os pêlos quase individualmente.
O mais importante para vocês é perceber os passos globais e a seguir, a medida que forem se sentindo mais confiantes, podem investir mais tempo na pormenorização a fim de alcançar o máximo realismo.
Para esta demonstração nos baseamos na fotografia de um gato. Simplificamos um pouco a imagem eliminando os objectos do fundo e tirando o colar. O mais importante quando retratamos, é a pose do animal, já que todos os elementos adicionais á volta podem ser eliminados na fase do desenho
Materiais
Pastel Seco Duro tipo “Faber Castell” nas seguintes cores: Preto, Branco, Terra Verde amarelado, Amarelo de Nápoles e Carmine Rose,Pastel Seco Suave: Raw Siena, Cinzento Fume, Amarelo Ocre.
A pintura será realizada sobre papel tipo “Velour” para dar um acabamento mais aveludado.
Procedimento
Passo-1Primeiro criamos um desenho do gato, da maneira mais pormenorizada possível. Para isso, utilizamos o pastel preto.
Para as partes mais finas utilizamos o canto do pastel e para as áreas mais largas utilizamos a parte plana do pastel.
Passo-2
A segunda fase consiste em fazer o preenchimento total das cores básicas da pelagem do gato e obter o valor tonal real. Assim começamos a dar forma e volume ao desenho.
Visto que o pelo deste gato tem mistura de Castanho e cinza, fazemos o enchimento utilizando os pasteis suaves Raw Siena para as zonas mais escuras da pelagem o Cinzento Fume para as zonas de médias sombras e o Amarelo Ocre para as zonas mais claras.
Duas dicas importantes
|
Agora que já temos as cores básicas colocadas nos sítios certos, começamos com os pormenores.
Aplicamos o Carmine Rose no nariz e na parte interior das orelhas.
Pintamos os olhos utilizando os pastéis “Faber Castell” verde terra e amarelo.
Passo-4
Para completar o retrato necessitamos implementar mais contraste. Este contraste imprimirá ao desenho mais profundidade e por tanto mais realismo.
Este contraste são as sombras. Para isso utilizamos a cor preta e enfatizamos as zonas que se encontram em sombra, os bigodes, a pupila dos olhos e a sombra á volta e algumas zonas de pelagem
Passo Final
A segunda parte do contraste são as luzes e reflexos.
Para isto utilizamos o branco e aplicamos algumas madeixas na pelagem, nas zonas mais iluminadas verificando estas áreas na fotografia, nos bigodes, e nos olhos.
Adicionamos também pequenos pelos isolados nas orelhas e no pescoço.
Nenhum comentário:
Postar um comentário