Um desses materiais e talves o mais simples de todos é o lápis e a lapiseira. Além disso devemos ter uma caixa de luz para realizarmos os desenhos que serão animados. Quem não tem condições de comprar uma, pode facilmente fazê-la. Veja abaixo o processo de construção.

Desenhando na mesa:
A mesa comprada vem com uma régua de três pinos para o encaixe das folhas, porém, podemos facilmente fabricar uma régua caseira com um furador de dois pinos e dois pinos feitos com qualquer material, desde que tenham o diâmetro exatamente igual ao dos furos. Quando tiver os pinos prontos, fure uma tira de papel cartão ou de acetato e encaixe os pinos por baixo prendendo com fita adesiva ou uma cola qualquer.

Coloque a régua com os pinos sobre a mesa de luz. Coloque a primeira folha sobre o enquadramento e faça seu primeiro desenho. Coloque outra folha sobre o primeiro desenho e faça o desenho seguinte.
A luz que vem sob as folhas dá a transparência necessária para que o lápis seja visto na folha de cima, criando a sequência da animação desejada.
Copie as partes que devem permanecer imóveis e modifique ligeiramente as partes que vão se mexer. Faça quantos desenhos desejar até que a sequência fique completa.
Quando toda sequência estiver pronta você pode folhear para ver parcialmente o efeito da animação. Quando tudo parecer estar correto, é hora de fortalecer os traços e levar os desenhos para dentro do computador, onde serão finalizados, mas isso é assunto para o próximo post...
Até lá...
Nenhum comentário:
Postar um comentário