Aprenda a pintar texturas usadas na arte Stampunk e aprime sua técnica
Postado por Redação Photoshop Creative em 21/12/2012 às 16h 09minVocê aprenderá a usar pincéis personalizados no Photoshop para aplicar as cores, mesclá-las facilmente e criar texturas únicas!
fonte e direitos reservados para a artista:
http://www.sandrachang.net/cool/index.html#.UTzX6cosFLZ
artista endereço site
A criação de um personagem steampunk pode ser um bom desafio para despertar sua criatividade. Os contos de fadas são uma ótima inspiração para esse tipo de invenção. Você aprenderá a usar pincéis personalizados no Photoshop para aplicar as cores, mesclá-las facilmente e criar texturas únicas que normalmente exigiriam bem mais tempo. Mostraremos técnicas para pintar metal, vidro, fumaça, couro, seda, véus diáfanos, pele e cabelos, que poderão ser reaproveitadas em projetos futuros.
Ao projetar seu próprio personagem, sugerimos usar referências fotográficas para reunir ideias e compreender os detalhes. A internet é um excelente recurso para encontrar cosplayers steampunk. As mulheres se adornam com espartilhos vitorianos, anáguas, anquinhas, casquetes e botas de vovó. Os homens ficam resplandecentes em ternos de alfaiataria, coletes de brocado, polainas e cartolas. Os acessórios são importantes: arneses de couro, relógios de bolso, óculos de proteção e sombrinhas. Os dispositivos modernos são substituídos por engrenagens, pistões, manômetros e engenhocas mecânicas. O plano de fundo cria o contexto e a história do personagem. O ambiente pode ser indicado por uma fumaça atmosférica, silhuetas de arquitetura vitoriana ou a textura de mecanismos e maquinarias.
ajudam a simular o contraste do metal. Usando
Gradient Overlay, ajuste seu dégradé para ter claros e escuros alternados. Você também pode usar Bevel and Emboss e outras opções de Layer Style. Pinte sobre essas camadas para harmonizar as peças de metal. Para criar luzes, use a ferramenta Lasso para desenhar o reflexo. Toque com o pincel em apenas um lado da máscara.
Por Sandra Chang-Adair | www.sandrachang.net | @sandrachang_art
A criação de um personagem steampunk pode ser um bom desafio para despertar sua criatividade. Os contos de fadas são uma ótima inspiração para esse tipo de invenção. Você aprenderá a usar pincéis personalizados no Photoshop para aplicar as cores, mesclá-las facilmente e criar texturas únicas que normalmente exigiriam bem mais tempo. Mostraremos técnicas para pintar metal, vidro, fumaça, couro, seda, véus diáfanos, pele e cabelos, que poderão ser reaproveitadas em projetos futuros.
Ao projetar seu próprio personagem, sugerimos usar referências fotográficas para reunir ideias e compreender os detalhes. A internet é um excelente recurso para encontrar cosplayers steampunk. As mulheres se adornam com espartilhos vitorianos, anáguas, anquinhas, casquetes e botas de vovó. Os homens ficam resplandecentes em ternos de alfaiataria, coletes de brocado, polainas e cartolas. Os acessórios são importantes: arneses de couro, relógios de bolso, óculos de proteção e sombrinhas. Os dispositivos modernos são substituídos por engrenagens, pistões, manômetros e engenhocas mecânicas. O plano de fundo cria o contexto e a história do personagem. O ambiente pode ser indicado por uma fumaça atmosférica, silhuetas de arquitetura vitoriana ou a textura de mecanismos e maquinarias.
Alicerces sólidos
Estabeleça as cores e o fundo de seu desenho
01 Esboço inicial
Você pode usar o desenho fornecido em nosso site ou desenhar seu próprio personagem. Caso prefira esta última opção, dá para fazer isso diretamente no Photoshop com uma tablet gráfica. Use um pincel redondo duro e comece a desenhar. Não deixe de consultar referências fotográficas.02 Componha as cores sólidas
Ponha o desenho em uma camada Multiply com uma segunda camada chamada “Cores” por baixo. Crie uma composição colorida duplicando seu arquivo a 100dpi. Experimente com as cores e estabeleça as fontes luminosas. Volte ao arquivo final e use a ferramenta Lasso (0 Feather, sem Anti-alias) para criar áreas a preencher com cores sólidas.03 Inclua um fundo de tijolinhos
Para que este efeito funcione, a imagem a ser alterada deve ser o documento ativo. Vá então va a Image>Adjustments>Match Color e, dentro deste menu, defina a imagem do pôr do sol como Source. As alterações serão imediatamente visíveis.04 Fumaça e formas
Com o pincel Hard Round Layer, pinte as silhuetas das torres. Copie e cole as torres em outra camada com menos opacidade, reduza seu tamanho e altere-a. O edifício mais claro, criará uma perspectiva atmosférica. Localize os pincéis Smoke e Cloud (fornecidos) e pinte as nuvens. Crie fumaça diante dos prédios para simular a profundidade. Use um pincel redondo para criar o contorno básico das nuvens. Escureça a parte de baixo para criar volume. A luz que jorra das janelas pode ser pintada com uma cor opaca e desfocada com o filtro Gaussian Blur.
Dica rápida
Ao trabalhar em cada uma das seções, salve a seleção como máscara na paleta Channels caso queira trabalhar mais nela posteriormente. Crie novas camadas para experimentar com os diferentes pincéis. Salve os pincéis mais usados em seu Tool Preset para ter acesso rápido a eles.
Ao trabalhar em cada uma das seções, salve a seleção como máscara na paleta Channels caso queira trabalhar mais nela posteriormente. Crie novas camadas para experimentar com os diferentes pincéis. Salve os pincéis mais usados em seu Tool Preset para ter acesso rápido a eles.
05 Aplique ao rosto e à pele
Escolha uma paleta básica para a pele: uma cor de pele, uma cor de luzes, uma cor de sombra e uma cor de pele mais saturada. Use o pincel Hard Round Layer para definir o rosto. O Photoshop CS5 e superiores possuem uma incrível ferramenta Mixer Brush que permite criar belas mesclagens: o Clean Brush. Clique no ícone do pincel com um traço, ajuste para Very Wet, Heavy Mix e ative Sample All Layers. Use um pincel redondo suave para fazer a mesclagem. No Photoshop CS4 e anteriores, use um aerógrafo com um pincel redondo suave.06 Roupa de seda
Crie uma paleta para a seda, novamente com uma sombra, um tom para as luzes e tons médios. Com o mesmo pincel redondo duro, pinte as dobras do vestido. A seda e o cetim têm a tendência de criar padrões em diagonal sobre a forma. Assim, com seu pincel, crie traços diagonais, especialmente nas luzes. Mescle discretamente com o Mixer Brush, deixando apenas alguns traços. Coloque as luzes próximas as sombras para evidenciar o brilho do tecido. Escolha um tom mais claro que as luzes e pinte os detalhes mais brilhantes, especialmente nas dobras do tecido, sem mesclar.07 Efeito de couro
Com uma paleta de quatro cores, pinte o couro com o pincel Hard Round. As luzes no couro são mais suaves que na seda, a menos que o couro seja envernizado. Depois de criar a forma básica e pintar as dobrinhas, mescle bem com o Mixer Brush. Adicione costuras para criar a ilusão de couro, mas varie a textura para que elas não fiquem inteiramente lisas. É importante representar as dobrinhas que se formam nas bordas das costuras.08 Detalhes do cabelo
Escolha uma paleta para o cabelo com uma sombra, uma cor para as luzes e dois tons médios. Novamente com o pincel Hard Round, divida a massa do cabelo em mechas separadas e defina-as para criar volume. Use os pincéis Hair (fornecidos) e pinte fios de cabelo, seguindo a direção da mecha. Use a ferramenta Mixer Brush (com os mesmos ajustes usados para a pele) e, com o pincel Hair selecionado, misture, estique e mescle os cabelos. Caso não possua o CS5 ou 6, opte pela ferramenta Smudge.Camadas de ajuste e estilos
Complete a pintura e corrija os problemas
09 Meia-calça decorada
Primeiro, pinte as pernas com uma cor monocromática. Não inclua muitos detalhes, pois a meia-calça irá suavizar a forma das pernas. Ao terminar, crie uma nova camada de ajuste em modo Overlay. Usando a ferramenta Lasso, com Anti-alias ativado e Feather de 2 pixels, desenhe seleções verticais ao longo da perna. Siga os contornos do corpo e preencha com um tom mais escuro. Esta técnica é útil sempre que você precisar alterar as cores sem ter de pintar sobre uma arte existente.
Use camadas de ajuste
As camadas de ajuste do Photoshop são ferramentas indispensáveis para os artistas digitais. Suponhamos que você não criou contraste o bastante na saia de seda. Ao invés de voltar atrás e perder tempo repintando a saia, você pode vincular uma camada de ajuste a uma camada específica ou criar uma que afete todas as camadas subjacentes. Clique no ícone do semicírculo na base da paleta Layers. Opte por usar os Levels e uma máscara de camada será criada. Você pode preencher essa máscara com preto e usar um aerógrafo branco para corrigir apenas as áreas da imagem que precisam de modificações.
As camadas de ajuste do Photoshop são ferramentas indispensáveis para os artistas digitais. Suponhamos que você não criou contraste o bastante na saia de seda. Ao invés de voltar atrás e perder tempo repintando a saia, você pode vincular uma camada de ajuste a uma camada específica ou criar uma que afete todas as camadas subjacentes. Clique no ícone do semicírculo na base da paleta Layers. Opte por usar os Levels e uma máscara de camada será criada. Você pode preencher essa máscara com preto e usar um aerógrafo branco para corrigir apenas as áreas da imagem que precisam de modificações.
10 Crie os véus diáfanos
Usando a ilustração como guia para a localização dos véus, pinte o plano de fundo através deles. Só é preciso indicar as cores e formas básicas. Crie uma nova camada e siga as linhas do desenho com o vermelho do véu. Remova o desenho. Pinte de leve com um aerógrafo usando um pincel redondo suave (paleta Brush: Transfer ativado, Airbrush ativado, Smoothing ativado). Nos locais em que ocorre sobreposição, o tecido será mais opaco. Use a Eraser para controlar a opacidade conforme necessário.11 Metal realístico
O que caracteriza o metal é seu contraste marcado entre o claro e o escuro. As cores refletidas dos objetos que estão ao redor também serão visíveis. Pinte primeiro a forma e adicione as luzes nos pontos em que a cor do metal está saturada. Uma linha escura de sombra seguirá o contorno do objeto metálico e, por baixo dela, estará a cor refletida. Para pintar o metal, use a ferramenta Pen em Vector para desenhar as formas geométricas.12 Um pouco de vidro
As opções de mesclagem no Photoshopajudam a simular o contraste do metal. Usando
Gradient Overlay, ajuste seu dégradé para ter claros e escuros alternados. Você também pode usar Bevel and Emboss e outras opções de Layer Style. Pinte sobre essas camadas para harmonizar as peças de metal. Para criar luzes, use a ferramenta Lasso para desenhar o reflexo. Toque com o pincel em apenas um lado da máscara.
Nenhum comentário:
Postar um comentário