domingo, 27 de fevereiro de 2011

swift3d.a guia scene editor



 

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.:: Swift 3D ::.


A Guia Scene Editor



Como você pode observar a guia Scene Editor(Editor de cenas) é composta de:
Edit ToolBar Timeline View Ports Hierarchy ToolBar Inpector Properties Rotation ToolBar Lightning ToolBar Gallery ToolBar (Show Materials; Show Animations; Show Lightnings; Show Environments; Show Models; Show Bevels)
 
Então vamos começar com a ferramenta Edit Tools Edit Tools Esta barra de objetos é conhecida como Edit Tools, nela é possível criar objetos 3d, criar luzes, aumentar ou diminuir o tamanho do objeto, criar, abri ou gravar um novo arquivo, converter objetos de texo em alças para edição como no Corel Draw, entre outros muitos recursos que vemos a seguir: New Cria um novo arquivo. Open Abre um arquivo do Swift 3D. Save Salva um arquivo. Estas são as primeiras Edit Tools do Swift 3D, ferramentas indispensáveis em qualquer programa, "não é mesmo"? Após estes botões viram botões diferentes para criação de objetos 3D, são eles: Text Ferramenta Texto, para criação de texto em 3D. Sphere Ferramenta Esfera, usada para criar esferas (globos). GeoSphere Ferramenta Esfera com modelo Geodráfico, não sendo totalmente arredondada. Box Ferramenta Caixa, usada para criar caixas 3D. Pyramid Ferramenta Pirâmide, usada para criar triângulos 3D em forma de pirâmides. Cone Ferramenta cone, usada para criação de cones. Cylinder Ferramenta cilindro, usada para criar objetos expansivos e simples, como copos, canos, etc. Torus Ferramenta Torus, sua utilização pode ser inacreditável diante uma simples forma. Plane Ferramenta Plana, muito utilizada para criação de objetos como terrenos ou espelhos. Polyhedrom Ferramenta para criação de objetos que podem ser alterados em sua configuração de quantas pontas ele terá e em que forma será. Estas são as ferramentas para criação de objetos 3D. Agora vamos ao próximo passo: As ferramentas Lightning As ferramentas Lightning servem para você adicionar efeito de luzes ou retirálos de um objeto 3D, também é possível criar alvos de luzes. Vamos conhecê-los: Free Point Light Ferramenta para criação de um livre ponto de luz. Ao criar este objeto, dependendo de sua posição será exibido um brilho de luz no objeto 3D. Free Point Target Ferramenta para criação de uma ponto de luz livre, podendo ser posicionado nas View Ports do Swift 3D, e manuseada com seu respectivo alvo. Free Spot Light Ferramenta para criação de uma lanterna, podendo ser posicionada no View Ports, ou no painel Rotation ToolBar. Target Spot Light Ferramenta usada para criação de uma câmera com alvo não perdendo sua posição com seu alvo. Free Câmera Ferramenta para se criar uma câmera e pode ser visualizada no View Ports. Ao inserir uma Free Camera, a opção com o nome da câmera irá aparecer no menu do View Ports. Selecione a opção da câmera no View Ports, em seguida a opção para nova camera estará acessível, e mexa sua câmera. Observe que você terá uma ótima visualização da câmera. Target Câmera Ferramenta para se criar uma câmera alvo. Com essa ferramenta você cria uma câmera e pode definir a visualização da câmera com seu alvo. Text to curves Ferramenta para transformar objetos de Textos 3D, em objetos com curvas para edição na Guia Extrusion Editor. Scaling mode Ferramenta para definir a escala ou tamanho de um objeto 3D. Sua utilização funciona da seguinte forma: Uma vez com um objeto selecionado e clicando sobre este botão você pode direcionar a posição do mouse em cima do objeto, diminuindo ou aumentando seu tamanho de visualização no palco. Render Rectangle Ferramenta para renderizar um objeto 3D em uma área definida pelo usuário. Render Window Ferramenta para renderizar um objeto 3D, em toda área do palco. Frame All Objects ( Zoom Camera Extents Button) Ferramenta para se reorientar as câmeras, para fácil inclusão de objetos. Se você definir um local do obejto 3D quase ou totalmente fora de visualização do palco, clicando sobre este botão, seu palco se ajustará automaticamente para visualização de todos os objetos no palco. Undo Ferramenta Refazer. Este botão refaz ações desfeitas. Redown Ferramenta desfazer. Este botão desfaz uma ou mais ações executadas. Animation Path Mode Ferramenta para se criar animações. Selecionando um objeto e clicando sonre este botão, você insere mais quadros de animações e animando o objeto para direções como uma guia com esta ferramenta de animação que lhe indica como está ficando a trajetória do objeto, indicado por uma linha. Animation Mode Ferramenta para iniciar o modo de animação. Sem este botão acionado não é possível manusear a timeline, ficando a mesma, inacessável. Também pode ser acessada pelo menu "edit > animate". Voltar para o ìndice

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