terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Pinte com pincéis dinâmicos


Postado por Redação Photoshop em 27/10/2010 às 10h 00min

Não é preciso ter medo de criar retratos no Photoshop, especialmente se os pincéis fizerem o trabalho duro.




Quando se trata de pintura digital, o Photoshop tem uma grande variedade de pincéis que podem tornar o processo bem mais fácil – mas o importante não são tanto os efeitos que podem produzir ou se as pinceladas se parecem com óleo ou pastel, já que um dos aspectos mais importantes do uso dos pincéis no Photoshop é saber aplicá-los de um modo que diminua a trabalheira – é disso que trata este artigo. Nas próximas páginas, descobriremos como criar um retrato usando uma referência fotográfica como base e, o que é mais importante, como adaptar e usar os pincéis do Photoshop para, rapidamente, apresentar as diferentes texturas e superfícies da ilustração. Até mesmo alguns dos pincéis mais básicos podem ser ajustados para pintar pele, sobrancelhas, cílios e cabelos, e usaremos outros mais desconhecidos para dar vida ao fundo e a outras áreas.

Se você não tem confiança suficiente para pintar, este projeto vai surpreendê-lo. Por isso, dispare o Photoshop e deixe que os pincéis façam sua parte!

Usamos uma foto como base para a ilustração, que pode ser baixada de istockphoto.com – imagem número 1938307  –, mas você pode trabalhar em qualquer retrato.




1 Camada de referência

Abra a imagem inicial escolhida, copie e cole em um novo arquivo (o nosso media 235x300 mm). Posicione a camada como mostrado na ilustração. É fácil ajustar o tamanho em Edit > Transform > Scale, bastando segurar Shift e arrastar uma das alças do canto.


2 Ajustes tonais

Embora tenhamos usado esta imagem apenas como base da ilustração final, precisamos acertar os tons e cores da foto de acordo, por isso, na camada da imagem, vá a Image > Adjustments > Shadows/ Highlights. Use os ajustes mostrados na figura. O contraste tonal da imagem será enriquecido.


3 Simplifique os detalhes

Não queremos que apareçam artefatos na foto, por isso, os detalhes da imagem devem ser simplificados, tarefa perfeita para o filtro Surface Blur. Vá a Filter > Blur > Surface Blur. Use um Radius de 28 e Threshold de 21, dando OK para aplicar o filtro à imagem.


Bolhas para sempre!


As bolhas são opcionais aqui, mas dão um belo toque final! Para criar uma bolha, faça uma seleção usando a ferramenta Elliptical Marquee em uma nova camada e pressione o botão da máscara de camada na parte de baixo da paleta Layers. Ajuste o modo de mesclagem desta camada para Screen. Use um pincel grande e suave com branco a baixa opacidade ao redor das bordas externas da bolha, através do buraco na máscara. Depois, duplique essa camada e vá a Select > All; pressione a tecla Backspace para limpar e altere o modo de mesclagem para Overlay. A seguir, pinte nessa camada, dentro da bolha, com pinceladas circulares usando lilases, cinzas e azuis brilhantes. Use um pincel duro com branco para adicionar reflexos mais marcados. Mescle essas duas camadas, duplique e posicione cada nova camada para cada bolha adicional usando Edit > Transform > Scale para redimensioná-las. Sugerimos experimentar com os modos de mesclagem para cada camada separada de bolhas (Pin Light é bem legal para isso!).



4 Crie amostras de cor

Será bem útil extrair um conjunto de cores desta imagem para facilitar a tarefa da escolha de cores na pintura, por isso, acesse Image > Duplicate. Na imagem duplicada, vá a Image > Mode > Indexed Color. Dê OK para mesclar as camadas. Use as configurações mostradas e dê OK.








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Pinte com pincéis dinâmicos

Postado por Redação Photoshop em 27/10/2010 às 10h 00min

Não é preciso ter medo de criar retratos no Photoshop, especialmente se os pincéis fizerem o trabalho duro.





5 Elementos duplicados

  Ainda na imagem duplicada, vá a Image > Mode > Color Table. Você verá a amostra de cores que acaba de recolher exibida na caixa de diálogo. Pressione Save  para salvar essas amostras em formato ACT  em uma pasta conveniente – elas serão necessárias mais tarde. Dê OK na caixa Color Table e feche a imagem duplicada sem salvar.


6 Escolha um pincel

  Reduza a opacidade da camada da imagem para 50% e clique no cadeado na paleta Layers para bloqueá-la. Depois, crie mais uma camada (Cmd/Ctrl + Shift + N). Escolha a ferramenta Brush, clique no selecionador e carregue a biblioteca Natural Brushes 2. Escolha o pincel Wet Brush 60 pixels. Na paleta Brushes, ajuste Opacity e Size para Pen Pressure. Acerte o Minimum Size do pincel para uns 20%.


7 Desenho solto

Usando o pincel em torno de 30 pixels, comece a desenhar livremente sobre os principais contornos do retrato – começando com o cabelo, rosto e ombros. Use linhas suaves e longas e aproveite a sensibilidade à pressão do pincel. Não siga cada detalhezinho, mas estilize as formas.


8 Estrutura

É provável que percamos boa parte desta camada na ilustração final, mas é uma estrutura bem útil para o processo de pintura, que ajuda a ligar todos os elementos. Siga em frente com as linhas das feições do rosto, simplificando-as sempre.


9 Uma máscara

Ao completar este desenho inicial, volte à camada da imagem e vá a Layer > Layer Mask > Reveal All. Usando o mesmo pincel em tamanho maior e preto, comece a pintar com traços largos sobre o fundo rosa na máscara de camada. Varie a opacidade para quebrar um pouco as regiões externas da imagem.


10 Tom de pele

Crie uma camada (abaixo da camada do desenho). No Brush Picker, carregue o conjunto de pincéis Dry Media. No painel Brushes, ajuste Opacity para Pen Pressure. Carregue suas amostras de cor e escolha um tom de pele médio. Depois, comece a pintar de leve sobre os tons médios do rosto, variando a pressão e mantendo as partes claras visíveis.


11 Transições sutis

Como ajustamos a opacidade para Pen Pressure neste pincel, você pode mesclar cuidadosamente a transição entre os meios-tons e as luzes usando um pouquinho de pressão nos limites entre esses dois tons. Siga bem os contornos com suas pinceladas.


12 Sombras no cabelo

A seguir, crie outra camada. Temos de estabelecer as áreas de sombra do cabelo, assim, escolha um preto azulado escuro. Na paleta Brushes, ajuste Size para Pen Pressure e Minimum Size para uns 25%. Depois, passe rapidamente o pincel no cabelo usando pinceladas longas. Lembre-se de que ainda estamos criando as bases da pintura, por isso não se distraia com os detalhes.


Não é preciso ter medo de criar retratos no Photoshop, especialmente se os pincéis fizerem o trabalho duro.





13 Mais alguns meios-tons

Use a mesma cor para definir grosseiramente as alças nos ombros. Em seguida, escolha um preto-azulado médio. Com esta cor e o mesmo pincel em tamanho menor, adicione os meios-tons do cabelo. Novamente, use pinceladas expressivas e fluidas.











DICA RÁPIDA

Após o estabelecimento do rosto, você pode rapidamente modificar o tom de pele adicionando uma camada de ajuste no alto da pilha. Use uma camada Photo Filter, desmarcando Preserve Luminosity. Um dos filtros Warming é o ideal. Preencha a máscara da camada de ajuste com preto e pinte sobre o rosto com branco para revelar o ajuste.


14 Escuros fundamentais

  Com marrons bem escuros, comece a estabelecer as partes escuras dos olhos e narinas, o que ajudará a criar mais profundidade realística na estrutura facial. O estabelecimento desses tons escuros ajudará a julgar os tons que serão aplicados em seguida. Use o pincel cuidadosamente com toques pequenas, seguindo as formas com atenção. Aumente o zoom nas áreas mais detalhadas.

15 De olho no tom da pele!

Recupere os pincéis normais no Brush Picker e escolha o menor dos pincéis Spatter. Na paleta Brushes, ajuste Minimum Size para 40% e Opacity para Pen Pressure. Na barra de opções, ajuste a opacidade do pincel para 30%. Escolha uma cor escura para a pele e pinte levemente nas áreas de sombra. Use a imagem terminada como guia.

16 Vá empilhando

É importante construir esses tons aos poucos e com delicadeza, trabalhando repetidamente sobre as áreas mais escuras para criar o tom. Varie a cor com alguns tons ligeiramente mais quentes nas bochechas. A observação é fundamental para identificar os tons de sombra que definem a forma e aplicá-los com exatidão.

17 Defina a forma!

Notou os tons mais escuros e quentes sob a base do nariz? Eles são muito importantes para construir a forma e a tridimensionalidade, por isso, use o pincel em tamanho bem menor aqui e nas áreas mais escuras que definem as pálpebras superiores. É essencial ser sutil, pois a imagem deve ser bem delicada e contrastada.

18 Luzes vitais

As luzes são importantes aqui para criar a forma de maneira convincente. Use o mesmo pincel Spatter para elas em outra camada, escolhendo um tom de pele bem claro (não branco). Novamente, construa as luzes gradualmente com pinceladas delicadas. As luzes mais claras ficam ao longo do nariz. Para obter um efeito suave nas áreas mais amplas do rosto, use movimentos circulares delicados com o pincel.
 

19 Pincel de sobrancelhas!

Crie outra camada e, no selecionador de pincéis, escolha o pincel Dune Grass. Ele é ideal para as sobrancelhas, precisando apenas de alguns ajustes. No painel Brushes (F5), ajuste Size Control para Pen Pressure e Size Jitter para 2%. Acerte Angle Control para Off e Angle Jitter para 4%. Em Other Dynamics, ajuste Opacity Control para Pen Pressure.

20 Pincéis inteligentes!

Acerte o ângulo do pincel na seção Brush Tip Shape do painel Brushes e arrume um pouco o Spacing. Ajuste Brush Size para se encaixar na parte mais larga das sobrancelhas e escolha dois tons de marrom escuro para as amostras de primeiro plano e plano de fundo. Depois, pinte a sobrancelha direita, variando a pressão.

21 Inverta e repita

No painel Brushes (Brush Tip Shape), marque a opção Flip X e ajuste o ângulo do pincel para desenhar a outra sobrancelha. O ideal é construí-las pouco a pouco, com vários tons de marrom. Sempre é possível alterar a opacidade da camada para deixar as sobrancelhas mais sutis.



22 Na boca do povo!

Para pintar os olhos, importantíssimos, confira o quadro na próxima página. Feito isso, escolha novamente o pincel Spatter e pinte cuidadosamente o lábio superior com um rosa escuro, seguindo o contorno do próprio lábio. É fácil adicionar a parte no meio com pinceladas curtas de um rosa mais claro.
 

23 Mais luzes

O lábio inferior é bem simples. Comece pintando dentro da forma com um rosa médio vibrante. Por cima dele, adicione traços sutis de um rosa mais claro (usando a imagem terminada como referência) para dar forma ao lábio. Para o brilho mais marcado, pegue um pincel redondo padrão e pinte com uma cor bem clara.

24 Novo pincel

Para definir e dar mais detalhes ao cabelo, vamos criar um pincel dinâmico personalizado. Vá a File > New e crie um documento com 96 dpi, quadrado, com 120 pixels de lado e fundo branco. Depois, use um pincel duro pequeno para adicionar pontinhos nesta tela em diversas opacidades, como mostrado na figura abaixo.

25 Personalização

Vá a Edit > Define Brush Preset. Dê um nome a seu pincel e clique em OK. Ele aparecerá no selecionador. Escolha-o e, no painel Brushes, ajuste Minimum Size para 20% e Size Control para Pen Pressure. Acerte Spacing para 0 e ajuste Opacity Control para Pen Pressure.
 

26 Mechas bem cuidadas

Segure a tecla Opt/Alt e pesque a cor mais clara do cabelo. Clique na amostra de cor do primeiro plano e escolha um tom mais claro no Color Picker. Use esse pincel para adicionar fios e detalhes ao cabelo, seguindo a forma. Use movimentos suaves e soltos, evitando contornos duros na silhueta do cabelo.

27 Luzes no cabelo

Escolha uma cor de brilho para o cabelo (sem ser branco), reduza o tamanho do pincel e pinte brilhos no alto da cabeça. Em seguida, acrescente toques bem finos de uma cor próxima ao branco para realçar as luzes.

28 Fundo gotejante

Para o fundo, carregue o conjunto de pincéis Wet Media. Escolha o pincel Drippy Water no selecionador. No painel Brushes, em Color Dynamics, aumente Foreground/Background Jitter para 100%. Escolha duas cores para as amostras de primeiro plano e plano de fundo. Clique na camada da imagem original, adicione uma nova camada e pinte com o pincel para criar o fundo.

29 Reveja e refine

Este é um bom momento para rever sua pintura e perceber se existem ajustes adicionais a fazer para finalizá-la. Em uma última camada no alto da pilha, refine as luzes do rosto com o pincel Spatter. Neste momento, também dá certo adicionar toques de luz, cores bem quentes na linha do maxilar e sob o nariz. Quando estiver contente, é só salvar a imagem!


Espelho da alma!
Pintar os olhos nesta ilustração não é tão difícil como pode parecer. O truque aqui é manter as coisas simples. Usando nosso pincel Spatter, defina a íris com um marrom bem escuro e posicione a pupila com preto puro. Você também pode usar preto no alto da íris, sob a pálpebra superior. Lembre-se de usar o pincel com opacidade controlada pela pressão para poder formar esses tons gradualmente. Com cuidado, adicione um traço de marrom-avelã claro ao redor da íris, próximo à borda externa, para dar a ela mais profundidade e brilho. Novamente, usando o pincel em tamanho pequeno com uma cor escura e quente, defina as pálpebras superiores ao redor do olho. Para os cílios, ajuste o controle Size do pincel para Pen Pressure e aplique traços com movimentos curtos e ligeiros do pulso. Adicione reflexos aos olhos com um pincel pequenininho com branco puro.



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