Valor tonal Versus Cor
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Valor tonal Versus Cor: Porque o valor tonal em uma pintura é mais importante que a própria cor.
Já falamos muito sobre o Valor tonal. De facto, muito mais importante que as cores que utilizamos para pintar, é quanto claras ou escuras elas são.
No desenho e na pintura representativa, o valor tonal ou escala de valores das cores é mais importante que as cores em si próprias.
Pensemos por um momento porque: Quando pintamos algo, realmente estamos a replicar o efeito da luz quando interactua com os objectos
A transição entre as áreas iluminadas e em sombra na tela é o que produz o efeito de tridimensionalidade.
Uma maçã numa pintura parece como tal, porque os tons utilizados descrevem as características que associamos a uma maçã.
Não é realmente a cor o que faz a maçã parecer uma maçã. É o contorno, a forma e os tons ou valores tonais os que definem a forma.
Poderíamos até pinta-la de azul ou amarelo e continuaria a parecer uma maçã, sempre que os tons na escala tonal estivessem aplicados correctamente.
Assim sendo, para a pintura representativa vale a pena concluir que podemos utilizar a cor que quisermos, sempre que os valores estejam correctamente conseguidos.
Na imagem transformada numa escala de cinzas pode ainda ser facilmente percebido o sentido da pintura. Podemos perceber as formas das figuras, as texturas das roupas, e das sombras, a direcção da luz, e os contrastes de luz.
Podemos por tanto, ter clara visualização da pintura sem cor nenhuma.
Degas possui de facto um excelente controlo no manejo do valor tonal.
A interacção da luz e sombra também serve como um mapa visual para orientar o olhar para dentro e para fora da pintura…Ele forma uma estrutura.
Na hora de desenhar e criar, esta dica pode servir de grande ajuda. Estude que tipo de movimento deseja implementar na sua pintura, crie um padrão ou “Caminho” baseado nos valores tonais (luz e sombra) tal como explicamos na imagem anterior.
Esta é uma das ferramentas mais importantes a utilizar na composição de uma pintura.
Já falamos muito sobre o Valor tonal. De facto, muito mais importante que as cores que utilizamos para pintar, é quanto claras ou escuras elas são.
No desenho e na pintura representativa, o valor tonal ou escala de valores das cores é mais importante que as cores em si próprias.
Pensemos por um momento porque: Quando pintamos algo, realmente estamos a replicar o efeito da luz quando interactua com os objectos
A transição entre as áreas iluminadas e em sombra na tela é o que produz o efeito de tridimensionalidade.
Uma maçã numa pintura parece como tal, porque os tons utilizados descrevem as características que associamos a uma maçã.
Não é realmente a cor o que faz a maçã parecer uma maçã. É o contorno, a forma e os tons ou valores tonais os que definem a forma.
Poderíamos até pinta-la de azul ou amarelo e continuaria a parecer uma maçã, sempre que os tons na escala tonal estivessem aplicados correctamente.
Assim sendo, para a pintura representativa vale a pena concluir que podemos utilizar a cor que quisermos, sempre que os valores estejam correctamente conseguidos.
- Os tons são os que definem o volume seja este plano, curvo, cheio ou vazio.
- Os valores descrevem a textura dos objectos.
- Os tons descrevem o contraste entre luz e sombra e estabelecem o ambiente numa pintura.
Valor tonal Versus Cor
Para ilustrar esta relação entre o valor tonal e a cor utilizaremos uma pintura em pastel seco de Edward Degas.Na imagem transformada numa escala de cinzas pode ainda ser facilmente percebido o sentido da pintura. Podemos perceber as formas das figuras, as texturas das roupas, e das sombras, a direcção da luz, e os contrastes de luz.
Podemos por tanto, ter clara visualização da pintura sem cor nenhuma.
Degas possui de facto um excelente controlo no manejo do valor tonal.
O valor tonal cria movimento na pintura
Se transformarmos a pintura de Edgar Degas em dois valores tonais, preto e branco, comprovaremos como o olhar se movimenta através da pintura.A interacção da luz e sombra também serve como um mapa visual para orientar o olhar para dentro e para fora da pintura…Ele forma uma estrutura.
Na hora de desenhar e criar, esta dica pode servir de grande ajuda. Estude que tipo de movimento deseja implementar na sua pintura, crie um padrão ou “Caminho” baseado nos valores tonais (luz e sombra) tal como explicamos na imagem anterior.
Esta é uma das ferramentas mais importantes a utilizar na composição de uma pintura.
Imprima as suas pinturas a preto e branco
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