Tom, valor e intensidade: As 3 propriedades da cor
ESTE ARTIGO FOI CRIADO PARA TI . . . SE GOSTAS, ENTÃO PARTILHA!
Para um artista é essencial conhecer estas propriedades e entender como funcionam. Dominar estes conceitos são a chave para obter as cores exactas para realizar uma pintura realista.
Tom, matiz ou tonalidade
Com qualquer destes nomes, se define uma das três propriedades da cor que nos permite classificar e distinguir uma cor de outra através de termos como vermelho, verde, azul,etc. É a cor em si própria. Refere-se ao estado puro da cor, sem aditar preto nem branco.Valor tonal, luminosidade ou brilho
Refere-se a claridade de uma cor. Entendido de outra maneira, tem a ver com a quantidade de preto ou branco numa determinada cor.As cores mais claras têm um alto valor tonal e reflectem mais luz, enquanto que uma cor de baixo valor é mais escura e absorvem mais luz.
Este conceito é muito importante para a pintura a óleo, porque o sucesso ou fracasso de um pintor reside na sua capacidade de distinguir diferentes valores para uma chave de cores e ser capaz de aplica-las em seu trabalho, dando-lhe a profundidade mediante a correcta definição de luzes e sombras.
Este recurso nos permitirá capturar em nossa pintura diferentes sensações de espaço, volume, contorno, etc.
Saturação ou Intensidade
Refere-se a vivacidade ou palidez de uma cor, e está associado com a pureza da mesma. Quanto mais saturada é a cor de um objecto maior sensação ele transmite de actividade ou movimento.Por exemplo, se usarmos o vermelho cádmio directamente do tubo, este terá uma alta intensidade, uma cor viva e intensa.
No entanto se misturarmos a cor com outra, a intensidade de cor diminuiu, ela vai parecer mais desbotada e cinza. É por isso que também se define a saturação como a quantidade de cinza que tem uma cor.
A saturação pode ser reduzida ao máximo pela adição do seu complemento, uma vez que a cor é neutralizada, levando-a a um matiz cinzento. Também se diminui a saturação adicionando cinza.
Teoria da Cor |
Artigos relacionados |
Nenhum comentário:
Postar um comentário