Tom, valor e intensidade: As 3 propriedades da cor
ESTE ARTIGO FOI CRIADO PARA TI . . . SE GOSTAS, ENTÃO PARTILHA!
Para um artista é essencial conhecer estas propriedades e entender como funcionam. Dominar estes conceitos são a chave para obter as cores exactas para realizar uma pintura realista.
Tom, matiz ou tonalidade
Valor tonal, luminosidade ou brilho
As cores mais claras têm um alto valor tonal e reflectem mais luz, enquanto que uma cor de baixo valor é mais escura e absorvem mais luz.
Este conceito é muito importante para a pintura a óleo, porque o sucesso ou fracasso de um pintor reside na sua capacidade de distinguir diferentes valores para uma chave de cores e ser capaz de aplica-las em seu trabalho, dando-lhe a profundidade mediante a correcta definição de luzes e sombras.
Este recurso nos permitirá capturar em nossa pintura diferentes sensações de espaço, volume, contorno, etc.
Saturação ou Intensidade
Por exemplo, se usarmos o vermelho cádmio directamente do tubo, este terá uma alta intensidade, uma cor viva e intensa.
No entanto se misturarmos a cor com outra, a intensidade de cor diminuiu, ela vai parecer mais desbotada e cinza. É por isso que também se define a saturação como a quantidade de cinza que tem uma cor.
A saturação pode ser reduzida ao máximo pela adição do seu complemento, uma vez que a cor é neutralizada, levando-a a um matiz cinzento. Também se diminui a saturação adicionando cinza.
Teoria da Cor |
Artigos relacionados |
Nenhum comentário:
Postar um comentário