Crumble de legumes
Cebola, abobrinha e tomate bem refogados cobertos por uma camada de farofa crocante com queijo parmesão.... Huuumm!
Adoro crumbles mas nunca tinha feito uma receita salgada! Adorei! O sabor lembra muito o de um empadão, mas o crumble é bem mais fácil e prático de fazer.
Ingredientes do recheio
2 cebolas grandes em fatias finas
2 tomates sem sementes em cubinhos
2 abobrinhas em cubos
2 dentes de alho
2 colheres de sopa de azeite
Sal e pimenta-do-reino a gosto
Ingredientes da cobertura
100 g de farinha de trigo
1 colher de chá de sal
50 g de manteiga gelada e em cubinhos
1 pitada de noz moscada ralada
50 g de queijo parmesão ralado
Modo de preparo
Refogue as cebolas em fatias e o alho no azeite até começarem a dourar, acrescente abobrinha e o tomate e cozinhe até a abobrinha ficar macia. Tempere com sal e pimenta a gosto.
Para a cobertura misture a farinha com o sal e a noz mosacada e com as pontas dos dedos acrescente a manteiga até que vire uma farofa. Ou utlilize um processador.
Misture com o queijo parmesão e reserve.
Coloque os legumes em um refratário e cubra com a massa. Leve ao forno médio pré-aquecido até que a cobertura fique dourada a gosto. Sirva quente.
quarta-feira, 18 de agosto de 2010
Risoto de funghi com farofa de provolone
Meu risoto de funghi secchi ficou um luxo acompanhado de farofa de provolone crocante!
Você sabem que estou em uma fase crocante, desidratando tudo o que há no micro-ondas! Já fiz presunto cru, salame, copa e agora foi a vez do provolone. Ele fica uma delícia, crocante e salgadinho. Coloquei um pouco no processador e a farofa resultante usei para servir com o risoto. Ficou 10!
Ingredientes - para 2 pessoas
100 g de queijo provolone cortado em cubos em fatias pequenas
250 g de arroz arbório ou carnaroli
1/2 xícara de funghi secchi
1 cebola média picadinha
2 colheres de sopa de azeite
1/3 de xícara de vinho branco
1 litro de caldo de legumes (ou frango) aproximadamente
1 colher de sopa de parmesão ralado
1 colher de sopa de manteiga
Sal e pimenta-do-reino a gosto
Modo de preparo
Deixe o funghi de molho em água quente por 30 minutos ou até ficar macio, escorra, corte em tirinhas e reserve. Não utilize as parte duras do funghi, se houver.
Prepare a farofa de provolone - arrume os cubinhos de queijo sobre papel manteiga deixando um espaço entre eles e leve ao micro-ondas por aproximadamente 2 minutos ou até que comecem a mudar de cor. Retire e deixe esfriar. Verifique se estão crocantes e processe até virarem uma farofa. Se não estiverem crocantes coloque-os no micro-ondas por mais um tempo.
Modo de preparo do risoto
Ferva o caldo e mantenha-o aquecido em fogo bem baixinho.
Refogue a cebola no azeite até que ela fique transparente, acrescente o arroz, refogue ligeiramente. Junte o vinho e mexa até evaporar.
Em fogo médio, adicione uma concha de caldo e mexa até que o caldo evapore. Vá adicionando uma concha de caldo de cada vez até o arroz ficar quase cozido. Não se esqueça de mexer constantemente.
Adicone o funghi, sal e pimenta a gosto e continue adicionando caldo e mexendo até o arroz ficar no ponto que deseja. Eu gosto do meu ao dente, mas aqui em casa preferem o arroz bem cozido... Eu não tenho preconceito! O correto seria ao dente, mas cada um come do jeito que gosta, não é?
Quando estiver pronto acrescente o parmesão e a manteiga. Sirva imediatamente coberto com a farofa de provolone!
Algumas dicas:
Não se preocupe com a quantidade de caldo usado, o importante é o ponto do arroz! Dependendo do fogo, panela usada e da marca/tipo de arroz ele vai absorver mais ou menos caldo. Quando achar que seu risoto estiver pronto pare de adicionar caldo. Leia o rótulo do arroz que comprou, normalmente ele diz o tempo de cozimento, o que já é uma boa dica. Se precisar de um pouco mais de caldo e não tiver use água.
O risoto deve ficar molhadinho, por isso eu gosto de reservar um pouquinho de caldo para colocar ao final bem antes de servir.
O risoto fica bem melhor feito com caldo caseirom mas se for usar caldo pronto cuidado com o sal. Sempre prove o prato antes de salgar.
quinta-feira, 29 de julho de 2010
Salada de couscous com ervas, damasco, castanha e crocante de copa
Salada de couscous temperada com ervas frescas, cominho e limão com damasco, passas, castanha-do-pará e crocante de copa.
Essa receita é baseada em uma salada do livro "The Herbfarm Cookbook" que tem receitas ótimas com ervas frescas! Eu adaptei a receita para usar o que tinha aqui em casa e acrescentei a copa. Estou em uma fase crocante, você já sabem, não é? Ela ficou deliciosa, o salgadinho da copa desidratada contrastou muito bem com o adocicado das frutas e o ácido do limão. Mas se você quiser uma salada vegana como na receita original pode omitir a copa sem problemas, a salada fica muito gostosa também!
Eu usei as ervas mais comuns que tinha aqui em casa, mas você pode incrementar com outras de sua preferência, mas sempre frescas.
Quem quiser pode servir a salada em copinhos de vidros como uma verrine que está tão na moda. Eu fiz mas as foto não ficaram boas, por isso não estão aqui...
Ingredientes para cozinhar o couscous
2 xícaras de couscous marroquino instantâneo
4 xícaras de água
3 colheres de sopa de azeite
Sal e pimenta-do-reino a gosto
Ingredientes para a salada
10 damascos secos picados
1/2 xícara de passas sem sementes
12 castanhas-do-pará picadas
2 colheres de sopa de hortelã fresca picadinha
2 colheres de sopa de salsa fresca picadinha
2 colheres de sopa de cebolinha fresca picadinha
12 fatias de copa (ou salame ou omita)
1/4 de xícara de azeite
2 colheres de sopa de suco de limão
1/2 colher de chá rasa de cominho em pó
Raspas da casca de meio limão
sal a gosto
Ervas frescas para decorar
Modo de preparo
Ferva a água com o azeite, sal e pimenta a gosto. Desligue o fogo, acrescente o couscous, misture, tampe a panela e deixe descansar por alguns minutos até que toda a água tenha sido absorvida.
Toste em frigideira seca a castanha com as passas e os damascos picados até que as castanhas fiquem douradas.
Coloque as fatias de copa em papel toalha fazendo uma só camada. Leve ao micro-ondas em potência alta por aproximadamente 4 minutos ou até que comecem a dourar e deixe esfriar um pouco. O tempo exato vai depender de seu forno e da espessura da copa.
Misture o azeite com o suco de limão, as raspas do limão e o cominho. Misture ao cosucous,, adicione as ervas picadas, as castanhas e frutas secas. Corrija o sal.
Pique a copa com a mão e misture à salada. Reserve alguns pedaços para a decoração.
Se desejar montar o prato coloque o couscous em aros individuais ou copinhos de vidro e decore com as ervas e a copa.
A salada também pode ser servida quente como um acompanhamento para carnes ou frango.
quarta-feira, 28 de julho de 2010
Massa com brócolis e couve-flor
Uma receita bem simples e vegetariana de penne com molho branco, queijo, brócolis e couve-flor.
Minha mãe comeu esse prato faz trocentos anos e vivia falando dele. Ela não podia ver uma couve-flor aqui em casa que falava: "mas aquela massa com..." Tanto insistiu que tive que experimentar! Ficou realmente boa, a combinação é clássica e resulta em um prato bem leve e saboroso!
Ingredientes
500 g de penne
1 litro de leite integral
1 cebola média picadinha
50 g de manteiga
2 colheres de sopa de farinha de trigo
noz moscada ralada e sal a gosto
100 g de parmesão ralado (ou outro quejio de sua preferência - eu teria feito com gruyère caso tivesse um pedaço em casa)
1 couve-flor pequena cortada em floretinhos
1 brócolis pequeno cortado em floretinhos (usei o americano)
Modo de preparo
Cozinhe o penne em água e sal, escorra e reserve.
Cozinhe o brócolis e a couve-flor ao dente. Não deixe cozinhar demais senão vão se desmanchar no molho.
Separadamente prepare o molho branco: refogue a cebola na manteiga até ficar transparente, adicione o trigo, mexa bem e acrescente o leite. Deixe ferver e engrossar.
Junte o queijo ao molho, tempere com sal e noz moscada a gosto e junte os legumes. Deixe ferver.
Sirva a massa com o molho e mais parmesão, se desejar.
segunda-feira, 28 de junho de 2010
Massa ao funghi
Adoro cogumelos e uma massa ao funghi é tudo de bom! A última vez que fiz foi para um almoço de um cliente. Fiz um pouco extra e me esbaldei!! Apesar do nome difícil e aparência estranha o molho é delicioso e fácil de fazer!
O funghi aqui no Rio é encontrado em supermercados em pequenos sacos plásticos e é vendido também a granel em casas de produtos árabes e na CADEG. Existem vários tipos de cogumelos secos, o que eu usei é aquele conhecido simplesmente por funghi secchi, de cor bem escura muito usado na culinária italiana. Ainda temos o shitake seco e muitos outros que ainda não usei... São tantos os ingredientes que encontro por aí que fico louca! Infelizmente não tenho estômago para comer tantos produtos quanto gostaria...
O funghi é um pouco caro, em torno de R$ 50,00 o quilo, mas rende muito!
Se você quiser saber um pouco sobre cogumelos frescos veja a postagem que já fiz sobre o assunto.
Ingredientes para o molho
50 g de funghi sechi
3 colheres de sopa de azeite
1 alho poró - somente a parte clara - picadinho
2 dentes de alho picadinhos
50 ml de vinho branco seco
1 litro de caldo de legumes (ou frango ou carne)
1 colher de sopa de farinha de trigo misturada com um pouquinho de água
200 ml de creme de leite
50 g de queijo parmesão ralado fino
Sal e pimenta-do-reino a gosto
Modo de preparo
Deixe o funghi de molho em água fervente por 30 minutos. Escorra e corte o funghi em tirinhas. Se encontrar alguma parte que esteja muito dura descarte! Reserve.
Refogue o alho poró no azeite até que fique macio, acrescente os dentes de alho e refogue até dourarem ligeiramente. Acrescente o funghi e refogue um pouquinho.
Acrescente o vinho e deixe ferver em fogo alto até que parte do álcool evapore.
Acrescente o caldo de legumes, deixe ferver e engrosse com a farinha misturada com água. Deixe cozinhar em fogo brando por pelo menos 5 minutos para que o molho não fique com gosto de farinha.
Acrescente o creme de leite e o parmesão. Salgue e tempere a gosto.
Sirva com a massa de sua preferência decorada com salsinha fresca.
obs.
Se preferir utilize uma cebola pequena no lugar do alho poró.
Veja no blog do Buffet Frios & Cia uma receita de musse de funghi
quinta-feira, 27 de maio de 2010
Sopas para o inverno - creme de cenoura, gengibre e tahine
A temperatura cai e logo penso em sopas: caldo verde, de feijão, batata, uma canjinha!! Elas estiveram muito presentes na minha infância, era o único modo de me alimentarem com legumes... Mas sem traumas!
Meu marido diz que sopa é comida misturada com água! Ele não sabe de nada, mas está aprendendo! Já curte uma sopa de ervilhas e também de cebola com queijo e torradinhas - huuummm que delícia!
A receita da sopa de hoje é um pouco diferente: creme de cenoura com gengibre e tahini. Fica sedosa, gostosa, aquece o corpo e a alma! E é vegetariana e fácil de fazer.
Ingredientes
1 kg de cenouras descascadas e cortadas em cubos
1 colher de sopa de gengibre ralado (ou a gosto)
1 colher de sopa de óleo vegetal
1 litro de água ou caldo de legumes
1/3 de xícara de tahini
sal e pimenta-do-reino a gosto
Modo de preparo
Em uma panela refogue o gengibre no óleo até dourar ligeiramente. Acrescente as cenouras, sal a gosto e cubra com a água ou caldo de legumes.
Cozinhe as cenouras até que fiquem macias. Transfira as cenouras e o caldo do cozimento para um liquidificador e processe até obter um creme liso.
Misture com o tahini, corrija o sal, aqueça e sirva.
quinta-feira, 8 de abril de 2010
Batatas de festa
Vi esta linda forma de fazer batatas na revista Nestle com Você que recebi esta semana e não resisti, tive que experimentar! Elas ficaram lindas e muito saborosas. Perfeitas para um cardápio de festa acompanhando carnes, peixes e o que mais quiser.
São fáceis de fazer, basta um mínimo de habilidade com a faca. A batata da revista era coberta com um molho, mas preferi deixar a minha mais simples.
Ingredientes
Batatas médias descascadas
Sal de ervas a gosto
Azeite a gosto
Pimenta-do-reino a gosto
Modo de preparo
Palitos de churrasco
Modo de preparo
Espetar um palito de churrasco em cada batata no sentido longitudinal, na parte de baixo da batata como mostra a foto acima. Esta é a parte mais difícil da receita... hihihi meu palitos ficaram tortos, mas não tem problema!
Agora corte a batata em fatias finas parando com a faca ao encontrar o palito.
Tempere as batatas com azeite, pimenta-do-reino e sal de ervas.
Leve-as ao forno médio por aproximadamente uma hora (quanto maior a batata mais tempo ela terá de ficar no forno). Eu senti a necessidade de envolvê-las em alumínio para que o fundo não queimasse antes de cozinhar. Depois de coziadas tirei o laminado e deixa-as dourar um pouco.
Ao servir regue com mais azeite.
domingo, 7 de março de 2010
Pasta de tomate seco com amendoim
Esta pasta - ou patê - feita com manteiga de amendoim e tomates secos fica bonita, saborosa e saudável, tem pouca gordura e ainda é vegana. !! Sirva com torradinhas, pães ou em sanduíches.
Ingredientes
1 xícara de tomates secos
2 colheres de sopa de manteiga de amendoim
1 dente de alho pequeno amassado
150 ml de água
Sal a gosto
Modo de preparo
Hidrate os tomates em água quente por 30 minutos ou até ficarem macios. Leve-os ao processador com a manteiga de amendoim, a água e o alho. Processe até que a mistura vire uma pasta, tempere com sal a gosto. Acrescente um pouco mais de água se desejar um consistência mais líquida.
quarta-feira, 3 de março de 2010
Empadão de legumes
Faço uns congelados para minha tia uma vez por ano nas férias de sua empregada. Não sei de onde tirei a ideia de oferecer a ela, entre muuuitas outras receitas, empadão de legumes... Nunca havia comido, nem muito menos cozinhado um!
Me surpreendi tanto com o sabor maravilhoso que esta semana fiz outro aqui em casa, onde foi aprovadíssimo! Além de saboroso é nutritivo e uma ótima opção de prato vegetariano. Virei fã!
A receita "original" levou cenoura, abobrinha, vagem e ervilha em lata. Mas a receita que está abaixo, a da foto acima, foi feita com uns legumes que estavam por aqui... O recheio ficou como um ratatouille. Podemos até chamar a receita de "ratatouille en croute" hihihih, ficaria "finerérrimo"! Mas na verdade as duas versões do empadão ficaram ótimas.
Utilize os legumes de sua preferência.
Ingredientes para o recheio
2 colheres de sopa de azeite
1 cebola média picadinha
3 dentes de alho picados
1 pimentão vermelho em cubinhos
3 colheres de sopa de extrato de tomates
Sal, pimenta-do-reino e ervas a gosto
2 cenouras médias em cubos
1 berinjela em cubos
1 abobrinhas em cubos
Modo de fazer o recheio
Cozinhe a cenoura em água e sal e reserve.
Refogue a cebola, alho e pimentão até ficarem macios. Acrescente o molho de tomate e refogue por alguns minutos.
Acrecente a abobrinha, a berinjela e 50 ml de água, tempere com sal, pimenta e ervas a gosto. Deixe cozinhar até que os legumes fiquem macios. Se necessário vá acrescentando mais água aos poucos. Mas cuidado que o caldo deve ficar bem espesso.
Acrescente a cenoura cozida, misture bem e deixe no fogo por mais um minuto.
Deixe esfriar e utilize. Ou coma assim mesmo!!
Ingredientes para a massa
200 g de manteiga
1 colher de chá de sal
1 gema
400 g de farinha de trigo
1 gema extra para pincelar
Modo de fazer a massa e montar
Misture bem todos os ingredientes, sem trabalhar muito a massa. Deixe descansar por 30 minutos em geladeira.
Forre o fundo e laterais de um refratário ou tabuleiro pequeno com a metade da massa, fazendo uma camada bem fina.
Coloque o recheio e cubra com o restante da massa.
Pincele o empadão com uma gema e leve ao forno médio até que a massa cozinhe e doure. Aproximadamente 40 minutos.
quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010
Manteida de amendoim e de castanha-do-pará
Há um tempo atrás vi em um programa de televisão um chef preparando manteiga de amendoim! Nunca tinha imaginado que era só triturar o amendoim que ele vira uma pasta!! Fácil e rápido de fazer. Nunca gostei de manteiga de amendoim, muito menos em pão com geleia (socorro!!) mas estou aprendendo a usá-la em molhos e em pastinhas salgadas, fica ótima!
A manteiga feita em casa fica com uma textura um pouco mais grossa e o sabor um pouco diferente da comprada pronta. Mas tem a vantagem de não ter conservantes e é ainda possível controlar a quantidade de sal e açúcar e a consistência do produto. E é muito mais barata do que a importada difícil de encontrar.
Preparei uma manteiga de castanha-do-pará, muito brasileira, que ficou ótima! Passei pura no pão, que delícia! E também coloquei em uma ganache... yamy!
É possível fazer manteiga, ou se preferir chamar de pasta, com qualquer tipo de castanha.
Vejam as receitas abaixo.
Manteiga de amendoim
Ingredientes
250 g de amendoim tostado e sem pele
1 pitada de sal
1 colher de chá de açúcar
3 colheres de sopa de óleo de amendoim ou de soja
Modo de preparo
Processar os ingredientes por alguns minutos até que virem uma pasta. Desejando uma consistência mais líquida, acrescente um pouco mais de óleo.
Manteiga de castanha-do-pará
Ingredientes
250 g de castanha-do-pará
1 colher de chá de açúcar
1 pitada de sal
Modo de preparo
Processe a castanha com o sal e açúcar por alguns minutos até que vire uma pasta. Não é necessário colocar óleo, mas se desjar um consistência mais líquida experimente colocar um pouco de óleo de castanha-do-pará.
Na foto abaixo as castanhas estão moídas
Alguns segundos depois já estão quase em pasta
sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010
Abobrinha de forno com tomate
Esta receita aprendi na faculdade de Gastronomia, na aula de cozinha francesa. É uma receita muito simples e não precisa de quantidades exatas. A combinação de sabores surpreende e transforma legumes do dia-a-dia em um delicioso prato de "festa"! É fácil e rápido de preparar. Deve ser por todos esses motivos que é a receita que aprendi na faculdade que mais faço em casa...
Ingredientes
2 cebolas médias em fatias finas
4 dentes de alho em fatias finas
1 abobrinha grande em rodelas finas
3 tomates médios em rodelas
Parmesão ralado a gosto
Ervas a gosto
Azeite
Sal e pimenta-do-reino
Modo de preparo
Espalhe em um refratário as cebolas em fatias e os dentes de alho. Por cima faça uma camada intercalando rodelas de abobrinha com rodelas de tomate como na foto abaixo.
Polvilhe com ervas a gosto, sal e pimenta-do-reino e regue com azeite.
Por cima polvilhe com queijo ralado.
Leve ao forno por aproximadamente 40 minutos ou até que os legumes estejam cozidos e o queijo gratinado.
Delicie-se!
quinta-feira, 28 de janeiro de 2010
Saladas para o verão 2 - salada maluca
Este é mais um prato que surgiu por acaso! Há alguns Natais passados sobraram vários ingredientes de pratos distintos que fiz para clientes. Juntei tudo e saiu esta salada muito saborosa, fresca e nutritiva, que é uma ótimo opção para o verão.
Ingredientes
400 g de queijo minas em cubos
200 g de champignon fatiado
1 cebola roxa em fatias finas
200 g de tomate cereja inteiros
1 cacho médio de uvas sem caroço
1 colheres de sopa de salsa picada
sal e pimenta-do-reino a gosto
1/4 de xícara de nozes picadas ou castanhas
1/3 de xícara de óleo de nozes ou azeite
Modo de preparo
Misture as fatias de cebola com sal, vinagre e o óleo (ou azeite). Deixe descansar por 30 minutos e misture com os outros ingredientes. Sirva sobre uma cama de alface, se desejar.
Veja também:
Minha receita de salpicão
Salada de fuzzili com frango e pesto
sábado, 23 de janeiro de 2010
Molho de tahini
Este delicioso molho feito com tahini pode ser servido com vegetais crus, compondo um excelente petisco vegano. Também fica ótimo com saladas e em sanduíches. Comprei umas baby cenouras e fiquei viciada!!! hihihi
Ingredientes
1/4 de xícara de azeite
1/2 xícara de tahini
suco de um limão
1 dente de alho cru amassado
1/2 colher de chá de páprica
Pimenta-do-reino branca a gosto
1/2 colher de chá de sal
1/2 xícara de água gelada
Modo de preparo
Leve todos os ingredientes ao liquidificador. O molho deve ficar sedoso e com consistência parecida com maionese. Acrescente salsinha a gosto, se desejar.
Quer aprender mais sobre a manteiga de gergelim? Veja aqui a postagem sobre o tahini
terça-feira, 5 de janeiro de 2010
Saladas para o verão 1 - Salpicão
Existem inúmeras receitas de salpicão por aí, todas muito parecidas, mas mesmo assim estou postando a minha, pois cada cozinheiro tem seu tempero... Ela pode ser feita com frango, presunto ou algum outro frio como chester ou peito de peru defumado. A da foto acima é de presunto, a minha favorita para fazer porque dá menos trabalho que o frango...
Salpicão tamanho grande
Ingredientes para o molho
1 vidro de maionese de 500 g
1 caixa de creme de leite de 200 g
50 ml de azeite
1 cubo de caldo de frango ou de legumes dissolvido em 1 colher de sopa de água (ou um pouco do caldo concentrado do cozimento do frango)
1 cebola pequena
1/2 xícara de salsinha picada
Sal e pimenta-do-reino a gosto
Ingredientes para o salpicão
3 latas de ervilha escorrida
3 latas de milho escorrido
1 kg de cenouras
600 g de presunto em cubinhos (ou frango desfiado)
1 embalagem de batata palha - 140 g
Modo de preparo
Descasque e rale as cenouras no ralo grosso ou processador. Ferva uma panela com água e sal, coloque as cenouras raladas e deixe ferver por um minuto. Escorra bem, deixe esfriar um pouco e reserve.
Bata no liquidificador os ingredientes do molho. Misture o molho com a cenoura, o presunto, o milho e a ervilha e armazene em pote fechado na geladeira.
Na hora de servir cubra com batata palha
Para um salpicão vegetariano
O salpicão também pode ser feito vegetariano, quando faço, gosto de incluir na receita 300 g de champignon fatiado, fica uma delícia e nutritivo! A maionese e creme de leite podem ser substituídos por similares de soja para um prato vegano.
sexta-feira, 16 de outubro de 2009
Purê de batatas com manjericão
Esta mês o Aromas e Sabores está bem verdinho!! Não resisti e resolvi experimentar purê de batatas com manjericão, o que nunca havia provado antes. Ficou uma delícia!
Fiz um purê comum e adicionei um cubo de manjericão congelado, que ensinei a fazer na postagem anterior. Eu comi com uma linguicinha de frango, mas ele fica ótimo para acompanhar carnes, frango ou peixes.
Ingredientes
2 batatas grandes - 500 g
Sal a gosto
1 colher de sopa de queijo parmesão ralado
100 ml de leite
1 cubo de manjericão congelado (ou 2 colheres de sopa de manjericão fresco picadinho + 1 colher de sopa de azeite)
Modo de fazer
Cozinhe a batata com sal a gosto, escorra e esprema as batatas ainda quentes para purê. Coloque em uma panela com os outros ingredientes e leve ao fogo. Aqueça e misture bem até ficar um purê homogeneo. Corrija o sal e a consistência, se desejar acrescente um pouco mais de leite.
sábado, 12 de setembro de 2009
Quibe de abóbora vegano
Ando testando umas receitas vegetarianas e veganas para poder oferece um cardápio mais diversificado em meu buffet. Gostei muito deste quibe de abóbora, fácil de fazer e bem gostoso. A receita original é de um livro que adoro: Spice - Flavors of the Eastern Mediterranean. Eu dei uma mexida nos temperos e no recheio.
O quibe pode ser simples ou recheado com queijo ou coalhada seca com ervas ou azeitonas (para vegetarianos) ou ainda com uma pasta de tofu (para veganos).
O formato também pode variar, ele fica interessante também feito em bolinhas para um coquetel ou em formato tradicional. Gostei muito da idéia da autora do livro, moldar os quibes em xícaras de cafezinho! Forminhas de bom bocado também servem...
Ingredientes
1 abóbora japonesa de aproximadamente 1 kg
1 cebola grande picada
2 colheres de chá de páprica
1 colher de chá de tempero sírio
1 colher de chá de gengibre fresco ralado
Sal a gosto
1 xícara de trigo para quibe
1/2 xícara de azeite
200 g de recheio a gosto - queijo mussarela, coalhada seca ou pasta de tofu
Modo de preparo
Retire as sementes da abóbora e corte em 8 pedaços, coloque em um tabuleiro e asse em forno médio até que fique macia. Coloque a abóbora em um processador ou amasse bem com um garfo para fazer um purê bem liso e reserve.
Unte um tabuleiro com azeite e reserve.
Refogue a cebola picada em 2 colheres de sopa de azeite até que fique bem dourada, acrescente o gengibre e refogue por mais 1 minuto. Acrescente os temperos, o restante do azeite e o purê de abóboras. Deixe ferver, desligue o fogo e acrescente o trigo para quibe cru (não deve ser deixado de molho), misture bem e tampe a panela. Deixe descansar por 30 minutos.
Molde cada quibe em uma xícara de café untada com azeite, retire da xícara e coloque no tabuleiro untado. Se desejar recheie com o queijo ou pasta de sua preferência.
Molde cada quibe em uma xícara de café untada com azeite, retire da xícara e coloque no tabuleiro untado. Se desejar recheie com o queijo ou pasta de sua preferência.
Asse os quibes em forno médio por 15 minutos para aquecê-los bem e derreter o recheio se for o caso.
A receita rende aproximadamente 10 quibes em xícaras de café.
Veja aqui a receita da minha salada maluca, também vegetariana
Veja aqui a receita da minha salada maluca, também vegetariana
sábado, 6 de junho de 2009
Canjica vegana e sem lactose
Esta receita foi um teste que fiz com o leite condensado de soja. É claro que o produto não é igual, nem tão bom quanto o leite condensado original, mas pode ser muito útil para quem é vegano ou tem alguma intolerência à lactose, como eu.
A casa de minha avó sempre teve canjica e eu nunca consegui comer. Na verdade só fui provar canjica já bem velha, faz poucos anos e não gostei! Minha avó usava vários litros de leite para fazer canjica, que ficava bem branquinha e cremosa... Linda! E muito boa diziam todos! Mas para mim não servia... kkkk Eu olhava para ela e não conseguia comer... Um dia provei uma canjica feita por minha sogra e achei boa! Comparei as duas e vi que a diferença era o leite, minha sogra, baiana, capricha no leite de coco e como consequência usa pouco leite de vaca.
A partir deste dia comecei a preparar canjica com leite de coco e leite condensado (cheio de lactose, mas que eu gosto, vai entender!) e sem leite. Minha mãe antes de comer acrescenta leite em pó... kkkkk
Com a chegada das festas juninas e lendo uma revista vegetariana tive a inspiração para trocar o leite condensado original pelo de soja da foto abaixo.
O resultado ficou bom, a cor um pouco acinzentada, pois o soymilke é cinza - por isso utilizo um pouco mais de leite de coco - e o cheiro estranho - enquanto fervia o aroma parecia de pipoca doce de micro-ondas... É o aromatizante, que não precisava ser tão forte! Mas depois fica quase imperceptível.
Ingredientes
1 pacote de milho branco para canjica
2 latas de leite condensado de soja
800 ml de leite de coco
2 xícaras de açúcar
5 cravos
2 paus de canela
Modo de preparo
Cozinhe a canjica com água, os cravos e a canela por aproximadamente 50 minutos ou até que o milho fique bem macio. Acrescente o leite condensado, o leite de coco e o açúcar e deixe cozinhar até engrossar a gosto. Sirva quente polvilhada com canela.
quarta-feira, 11 de março de 2009
Anéis de cebola empanados à indiana - Pakora
Ficam crocantes e sequinhos!
Ingredientes
1 xícara de farinha de grão-de-bico
¼ de xícara de farinha de arroz
1/2 colher de chá de cominho em pó
1 colher de chá de páprica ou pimenta vermelha em pó (a gosto)
½ colher de chá de cúrcuma
1 e ½ colher de chá de sal
1 pitada de bicarbonato de soda
¾ de xícara de água fria
2 cebolas cruas em rodelas
Óleo para fritura
Modo de preparo
Misture a farinha de grão-de-bico com a farinha de arroz, as especiarias e o sal. Junte a água e misture bem, passe na peneira para retirar alguma bolinha de farinha, se necessário. Deixe a massa descansar por aproximadamente 30 minutos.
Mergulhe os anéis de cebola na massa, retire escorrendo o excesso e frite em óleo quente até dourar.
Você poderá usar a massa para empanar outros legumes como berinjela, abobrinha, cenoura, etc ou ainda peixe ou frango.
Devem ser servidos imediatamente. Acompanhe com o molho de sua preferência.
Veja as fotos da preparação
Nenhum comentário:
Postar um comentário