segunda-feira, 29 de setembro de 2014

retrato gato pastel

Demonstração: O retrato de Um Gato
Colocado por na secção Passo-a-passo, Pintar Animais
ESTE ARTIGO FOI CRIADO PARA TI . . . SE GOSTAS, ENTÃO PARTILHA!
Bem seja que estejam a pintar animais selvagens ou mascotes, a técnica é sempre a mesma.
Retrato de um GatoComo já é explicado em leituras anteriores, é possível simplificar os passos a seguir para desenhar e pintar em pastel seco. De uma forma geral, são quatro os passos a seguir para realizar um retrato em pastel seco.
No entanto, eu gosto muito de conseguir o máximo realismo e para isso é necessário de pormenorizar, ou seja adicionar sucessivas camadas de tons e detalhes, além de desenhar os pêlos quase individualmente.
O mais importante para vocês é perceber os passos globais e a seguir, a medida que forem se sentindo mais confiantes, podem investir mais tempo na pormenorização a fim de alcançar o máximo realismo.
Para esta demonstração nos baseamos na fotografia de um gato. Simplificamos um pouco a imagem eliminando os objectos do fundo e tirando o colar. O mais importante quando retratamos, é a pose do animal, já que todos os elementos adicionais á volta podem ser eliminados na fase do desenho

Materiais

Pastel Seco Duro tipo “Faber Castell” nas seguintes cores: Preto, Branco, Terra Verde amarelado, Amarelo de Nápoles e Carmine Rose,
Pastel Seco Suave: Raw Siena, Cinzento Fume, Amarelo Ocre.
A pintura será realizada sobre papel tipo “Velour” para dar um acabamento mais aveludado.

Procedimento

Retrato de um Gato: Passo.1 Passo-1
Primeiro criamos um desenho do gato, da maneira mais pormenorizada possível. Para isso, utilizamos o pastel preto.
Para as partes mais finas utilizamos o canto do pastel e para as áreas mais largas utilizamos a parte plana do pastel.
Retrato de um Gato: Passo.2Passo-2
A segunda fase consiste em fazer o preenchimento total das cores básicas da pelagem do gato e obter o valor tonal real. Assim começamos a dar forma e volume ao desenho.
Visto que o pelo deste gato tem mistura de Castanho e cinza, fazemos o enchimento utilizando os pasteis suaves Raw Siena para as zonas mais escuras da pelagem o Cinzento Fume para as zonas de médias sombras e o Amarelo Ocre para as zonas mais claras.

Duas dicas importantes

  • Aplique o pastel seguindo a mesma direcção dos pêlos
  • Esbata as cores com os dedos a fim de fixar o pigmento ao papel e ao mesmo tempo eliminar o excedente de pó. Assim, será mais fácil a aplicação de mais camadas
Mais Dicas AQUI!!!
Retrato de um Gato: Passo-3Passo-3
Agora que já temos as cores básicas colocadas nos sítios certos, começamos com os pormenores.
Aplicamos o Carmine Rose no nariz e na parte interior das orelhas.
Pintamos os olhos utilizando os pastéis “Faber Castell” verde terra e amarelo.
Retrato de um Gato: Passo-4Passo-4
Para completar o retrato necessitamos implementar mais contraste. Este contraste imprimirá ao desenho mais profundidade e por tanto mais realismo.
Este contraste são as sombras. Para isso utilizamos a cor preta e enfatizamos as zonas que se encontram em sombra, os bigodes, a pupila dos olhos e a sombra á volta e algumas zonas de pelagem
Retrato de um Gato: FinalPasso Final
A segunda parte do contraste são as luzes e reflexos.
Para isto utilizamos o branco e aplicamos algumas madeixas na pelagem, nas zonas mais iluminadas verificando estas áreas na fotografia, nos bigodes, e nos olhos.
Adicionamos também pequenos pelos isolados nas orelhas e no pescoço.

CONHEÇA MAIS SOBRE ESTA TÉCNICA

Pintura plein air com Corel® Painter® 12

Pintura plein air com Corel® Painter® 12

Por Cliff Cramp

Equipamento

On Location: iBook®, Intuos®3 (hardware), Corel ® Painter® 12 (software) 
Home Studio: iMac 27 ", Intuos®4 (hardware), Corel Painter 12 (software) 
Time: 2 horas
O pessoal da Corel® propôs um desafio: criar uma pintura no local "en plein air". Meu trabalho ilustração atribuição é sempre no estúdio, na maioria das vezes usando a mídia digital. Meus plein ar pinturas são sempre óleo tradicional. Eu pensei que o desafio seria provar agradável, então depois de montar uma instalação ao ar livre improvisado, eu saí com a paisagem de uma das minhas trilhas favoritas.
Diferentemente da maioria dos pintores digitais, eu costumo pintar em uma camada. Quando eu faço usar camadas, é para adicionar efeitos e fazer ajustes, após o qual, eu largar a camada e continuar a pintar. O meu processo de pintura é bastante simples: estudo de valor usando formas, vidros de cor, criando forma, e depois adicionando detalhes.
O início da pintura é um estudo de valor usando uma Aquarela Digital escova, especificamente o Simples água variante, comFringe Wet definido para 0% .
Esta fase inicial define a composição: profundidade, luzes e obscuridades, enquanto usando formas simples e apenas alguns valores.Eu preencher toda a tela com um cinza 30% usando a Paint Bucket ferramenta e criar minhas formas usando valores mais claros e mais escuros. Eu não secar a Aquarela Digital até que o valor underpainting é onde eu quero. Esta etapa é extremamente rápida, levando apenas alguns minutos. Se eu não estou feliz com isso, eu jogo no lixo e criar um outro valor comp. Dessa forma, eu não perder muito tempo em uma composição ruim.
Em seguida, eu secar o estudo de valor Aquarela Digital clicando Layers Menu> Aquarela Digital seco . Então, eu rapidamente esmalte na cor com a mesma água simples variante da categoria de pincel Aquarela Digital. Eu uso Aquarela Digital durante estes primeiros estágios, porque eu posso pintar tanto claro para o escuro e escuro para o claro. A cor do bloco-in é muito básico. Eu estou apenas adicionando cor local ao longo do estudo de valor seco. Esta etapa leva apenas alguns minutos mais.
Uma vez que o estudo de valor e as fases iniciais cor do esmalte é feito, determino, mais uma vez, se a pintura é adequado para ir para a frente. Se não for, eu sou apenas 15 a 20 minutos de pintura e não há muito tempo é perdido. Antes de mudar para uma pintura opaca, eu certifique-se a Aquarela Digital está seca. Então escolho o Acrílicos categoria de pincel eo Wet Acrílico variante.O objetivo neste momento é desenvolver forma e temperatura de luz e sombra. Considero contrastes longo desta fase da pintura - lado luz e lado escuro, o lado quente e lado legal, borda dura contra ponta macia, saturação em relação dessaturação, etc
Eu tenho cerca de 200 texturas de fotos que eu guardo em um arquivo para usá-las para a pintura. Eu usá-los de forma aleatória, não é específico para qualquer objeto particular. Por exemplo, eu não uso grão de madeira para superfícies de madeira.
Eu escolhi concreto áspero para a textura aleatória de folhas e outra textura de concreto para manchas aleatórias de textura no plano terreno.
Esta técnica de foto-contusão é usado para criar a textura aleatória.
Eu defini Método Composite da camada para Soft Light e jogar com a opacidade para criar o efeito desejado.
O objetivo é fazer com que pareça pintura.
Aqui está como ele olha ao longo de todo o quadro.
Neste ponto, eu arrumei a minha engrenagem e voltei para o meu estúdio interior. Eu era capaz de captar a luz da noite, que foi desaparecendo rapidamente, então eu pensei que eu pudesse terminar os detalhes finais em casa.
A composição é definida; os valores (lados obscuros contra os lados quentes) são definidos; a cor (lado quente e lado cool) está definida; eo formulário está definido. Agora estou na detalhe de acabamento. Eu uso uma variedade de pincéis com as configurações padrão para terminar a pintura: Acrílico > Wet Acrílico variante, Óleos > Óleos Detalhe Escova variante,Artistas > Sargent Escova variante e liquidificadores > Rake Água variante.
A primeira vez que pintar um monte de detalhes com o Wet acrílico pincel.
Então eu a escova sobre ela com o Rake água .
O próximo passo é fazer uma pequena pincelada com o pincel Sargent seguido por mais de mistura com o Rake água . Então eu continuar a trabalhar durante o resto da pintura dessa maneira.
Este próximo passo é divertido. Primeiro, eu crio uma nova camada pressionando Command + Shift + N (Mac OS) ou Ctrl + Shift + N (Windows). Isto deixa-me pintar em tons de cinza com a Rodada Grosso Acrílico variante pincel. Você pode usar qualquer uma das categorias de pincel mídia espessa para esta etapa. Eu criar traços que seguem a direção dos troncos das árvores, folhas, pedras e terra.
Uma vez que tenho desenvolvido a textura desejada, eu mudo método de composição da camada para Soft Light . Isto acrescenta ainda mais pincel de textura. Eu também reduzir a opacidade da camada até obter o efeito desejado.
Neste ponto, a pintura tomou menos de duas horas. Eu passar por isso mais uma vez, a fim de limpar todos os problemas gritantes.Eu costumo limpá-lo, misturando com o Rake água . Eu também uso os liquidificadores > Just Add Water variante para suavizar os lados sombra um pouco. Enquanto eu atravesso a pintura, eu estou constantemente pensando sobre o lado luz e lado escuro, o lado quente e lado legal, borda dura contra ponta macia, saturação em relação dessaturação, detalhe contra a sugestão, e detalhe no ponto focal.
Quando eu sinto que a pintura está acabado, eu faço uma última coisa. Eu ajustar os valores em Effects > Controle Tonal >Brilho / Contraste .
Eu também verificar a saturação de cor. Se ele precisa de ajuste moderado, eu cuido dele clicando Effects > Controle Tonal >Ajustar cores .
E, finalmente, aqui está o meu acabado pintura plein air.

Transformar uma foto em uma pintura usando ferramentas de clonagem em Corel ® Painter ™ 12


Por Don Seegmiller

Neste tutorial, vou mostrar-lhe como tirar uma fotografia e criar uma imagem que se parece com uma pintura usando as ferramentas de clonagem em Corel ® Painter ™ 12 eu incluí pincéis personalizados, papel de textura e padrão para você experimentar. Primeiro faça o download dos arquivos (.ZIP, 11 MB), clique duas vezes em clonagem tutorial.brushcategory e instalar as escovas para Arquivos de programas \ Corel \ Painter12 \ \ Brushes Brushes pintor .
Sempre que você está transformando uma foto em uma pintura, tenha em mente que quanto melhor a qualidade da foto, melhor será o resultado final será. Snapshots geralmente não fazem muito boas pinturas. A foto que usei nesta demonstração foi gentilmente cedido por http://faestock.deviantart.com/ .
Para iniciar as coisas, eu abri a minha foto no Painter 12, e escolheu Arquivo Menu> Clone rápida .
Figura 1
Quando você usa QuickClone, Painter 12 clones automaticamente a imagem, limpa a tela, se transforma em papel vegetal, e incorpora a fonte clone na imagem. Você verá uma versão desbotada da fotografia original acima da tela. Você pode alternar o papel vegetal e fora pressionando Command + T (Mac OS) ou Ctrl + T (Windows). A miniatura da foto original é exibida no painel Origem do clone. Se o painel Origem do clone não é aberto, escolha Janela Menu> Clone Source . Você pode ter várias fontes de clones, que permite tomar emprestado elementos de várias imagens e combiná-los no clone.
Figura 2
Para o meu esboço inicial, eu escolhi o real 2B variante do Lápis categoria de pincel. Eu rapidamente esboçou as principais formas do rosto e as maiores áreas de sombra. Não foi clonagem a partir da imagem nesse ponto, mas simplesmente com um valor de cinzento para estabelecer o desenho básico. Eu não gosto de pintura em um fundo branco, então eu criei uma nova camada escolhendo Layers Menu> Nova Camada . Então, eu selecionei a Paint Bucket ferramenta da caixa de ferramentas, e escolheu uma cor verde-oliva escuro do painel Cor, e encheu a nova camada. Um fundo de oliva funciona muito bem com os tons de pele. No painel Camadas, eu mudei o método de composição de padrão para multiplicar . Com o papel vegetal desligado, você pode ver o esboço básico delineado.
Figura 3
Pintor 12 vem com uma grande variedade de pincéis clone que você pode usar para as etapas seguintes. Você pode transformar qualquer Painter 12 variante pincel em pincel clone simplesmente clicando no Clone Cor botão no painel Cores. O anel de cor e triângulo tornou cinza e no botão Clone cor fica azul, o que indica que as cores que você pinta com vai ser pego da fonte clone que você pode ver no painel Origem do clone.
Figura 4
Eu queria que esta imagem se parecer com uma pintura a óleo, então eu usei variantes de pincel do Impasto categoria, que se aplicam golpes com um efeito tridimensional implícita. Eu também usei vários pincéis personalizados.
Neste ponto, eu escolhi para pintar sobre a camada verde-oliva ao invés do esboço na minha pintura. Selecionei Layer 1 no painel Layers e mudou o método de composição para Padrão , que esconde o esboço. Então, eu escolhi Layers Menu> soltar todos .
Em seguida, comecei a pintar o retrato com as mesmas técnicas que eu faria se eu estivesse usando tinta a óleo tradicional. Por exemplo, quando eu pintei o cabelo, eu sempre aplicado pinceladas na mesma direção.
Figura 5
Eu pintei o rosto e camisa com pinceladas horizontais para criar uma maior sensação de profundidade e redondeza. Porque eu puxei cor diretamente da fotografia original, não precisa se preocupar com cores ou valores específicos. Eu verificada periodicamente os resultados de meus golpes girando o papel vegetal e desligar.
Figura 6
Eu usei vários pincéis, tudo redimensionada grande, de forma rápida irregulares em todo o retrato.
Figura 7
Como evoluiu o retrato, eu usei o recurso de papel vegetal menos, mas eu ainda o ligar e desligar para garantir que eu estava no caminho certo. Tenha em mente que, nesta fase, em qualquer retrato, as coisas muitas vezes podem parecer desleixado.
Figura 8
Como eu refinado a imagem usando pequenos pincéis, toda a pintura limpa bem. Lembre-se que não há maneira certa ou errada de fazer isso. Se você está obtendo resultados que você quer, então você está fazendo isso da maneira certa.
Neste ponto, eu desliguei o papel vegetal. Eu não quero usar o fundo da fotografia original na imagem. Em vez disso, eu queria pintar algo que faria o retrato ainda mais como uma pintura a óleo tradicional. Para conseguir isso, eu pintei o fundo da imagem à mão livre como eu faria com uma pintura regular. Eu também desligou o impasto, escolhendo Canvas Menu> Ocultar Impasto , permitindo-me de continuar a usar escovas Impasto sem ver o efeito.
Figura 9
Desligar o efeito impasto temporariamente removido alguns dos traços tridimensionais que distraem e deixe-me concentrar em obter as cores e os valores corretos em segundo plano.
Quando eu estava satisfeito com o fundo, eu reativou o impasto, escolhendo Canvas Menu> Mostrar Impasto . A pintura estava começando a olhar como uma pintura a óleo tradicional.
Figura 10
Usando pequenos pincéis, eu continuou a aperfeiçoar as características puxando cor na fotografia original. Eu não queria que o impasto ser tão perceptível no rosto como no cabelo e fundo, então eu usei um acidente vascular cerebral leve para diminuir o efeito.
Figura 11
Eu queria que o fundo se parecer mais com um pedaço de lona do artista, então eu customizou uma textura de papel para se parecer com lona. Você pode importar esta textura de papel, escolhendo Janela Menu> painéis de papel > Bibliotecas de papel . No painel Bibliotecas de papel, clique no Opções do Painel de botão, escolha Import Biblioteca Papel , selecione Nova Biblioteca Livro 1.paperlibrary e clique em Abrir . Criei então uma nova camada e usou a variável Chalk variante pincel daChalk & Crayons categoria de pincel para pintar a tela. O pincel Chalk variável interage maravilhosamente com texturas de papel.Quando eu quero um monte de papel textura para mostrar, eu definir o grão para este pincel para cerca de 10%, movendo o grãocontrole deslizante na barra de propriedades. Então eu aproximadamente pintar em uma textura que se parece com tela nos cantos da imagem.
Figura 12
Para dar a este telas pintadas uma sensação semelhante a uma pintura impasto, eu apliquei uma textura de superfície, escolhendoEffects Menu> Controle de superfície > Aplicar textura de superfície . As configurações padrão não eram exatamente o que eu queria, então eu tweaked algumas coisas na caixa de diálogo Aplicar textura de superfície. Mudei o Valor entre 20 e 40%, oBrilho controle deslizante para 0%, ea habilitado invertido caixa de seleção. Quando você fizer isso, certifique-se de que você está usando a mesma textura de papel que você usou para pintar a tela original.
Figura 13
Isso deu a camada de telas pintadas a nice, sutil - aparência - mas definitivamente tridimensional.
Figura 14
Eu queria um pouco da textura da lona para aparecerem nas áreas que eu já havia pintado, então eu dupliquei a camada pintada selecionando a tela no painel Layers, e escolha Selecionar Menu> All , e depois em Editar Menu> Copiar e Editar Menu> Cole. Eu usei a mesma técnica para aplicar papel de tela de superfície de textura para toda a camada duplicada. A textura da superfície aplicada, no entanto, era muito forte e dominou a maior parte pinceladas impasto.
Figura 15
Porque esta era uma camada duplicada, eu simplesmente apago depois as áreas da textura da lona eu não queria mostrar, revelando a pintura impasto inferior. I variou a pressão que eu usei com o Eraser ferramenta para que a textura de lona desbotada gradualmente na pintura subjacente, tanto como seria de esperar a textura de lona a desvanecer-se para as áreas pintadas de uma pintura real. Não há certo ou errado quantidade de apagar. Apague tão pouco ou tanto quanto você gosta.
Figura 16
A imagem foi agora a olhar muito como uma pintura a óleo tradicional.
Figura 17
Havia uma última coisa a fazer para terminar a pintura. Usando um padrão personalizado, eu adicionei um estalo sutil olhar sobre a imagem como você vê frequentemente em pinturas a óleo antigos.
Você pode importar este padrão, escolhendo Janela Menu> Painéis Biblioteca de Mídia > Patterns . No painel Bibliotecas Padrão, clique no Opções do Painel de botão, escolher Biblioteca Padrão Import , selecione Nova 1.paperlibrary Biblioteca Padrão e clique em Abrir .
Com o padrão de crepitar carregado e ativo, eu criei uma nova camada. Eu, então, selecionou a Paint Bucket ferramenta e escolheu Fonte Imagem do Fill menu pop-up na barra de propriedades.
Figura 18
No painel Camadas, eu mudei o método de composição para escurecer , movido a opacidade para 29%, e apagou qualquer das fissuras que eram visíveis em lugares que eu não queria que eles mostram.
Figura 19
Quando tudo parecia bem, eu deixei cair todas as camadas para a tela, escolhendo Layers Menu> soltar todos . As rachaduras agora parecia algo como aqueles que você veria em uma pintura a óleo velho. Para torná-la ainda mais convincente, eu adicionei uma textura de superfície para as rachaduras, dando o efeito de um olhar mais autêntico.
Para fazer isso, eu copiei a imagem inteira e colou-lo de volta para dentro de si, selecionando as Canvas no painel Layers, e escolha Selecionar Menu> All , e depois em Editar Menu> Copiar e, finalmente, menu Editar> Colar . Então eu escolhi EffectsMenu> Aplicar textura de superfície , escolheu Luminance Original do Usando menu pop-up, e ajustou o montantedeslizante, enquanto observa a janela de visualização até que eu estava satisfeito com a aparência da pintura.
Figura 20
Isto é como a pintura cuidada apliquei textura da superfície.
Figura 21
Eu não gostava de ter rachaduras ao longo de toda a pintura, então eu apaguei áreas seletivamente para revelar a pintura subjacente, sem rachaduras.
Figura 22
A imagem final, de fato, parecem notavelmente como uma pintura a óleo, graças à capacidade de Painter 12 para criar digitalmente obras que emulam arte tradicional.

QUADRINHOS ILUSTRAÇÃO DIGITAL ANT BOA

Photoshop Tutorial: Pintura Digital Bioshock Videogame
Neste passo a passo eu explico como eu usei Photoshop e uma Wacom Tablet para pintar um personagem do novo videogame Bioshock para GamePro Magazine. Este passo a passo dá-lhe uma visão geral sobre como usar texturas em uma pintura digital. Divirta-se!
Eu pintei esta parte sobre linha arte por Joe Ng (outro artista na equipe UDON) para a emissão de GamePro Revista agosto de 2007. Esta peça necessário o uso extensivo de texturas por causa dos elementos metálicos enferrujados no terno do personagem. Eu usei o Photoshop 7 e um tablet Wacom Intuos. Meu favorito é o tablet Wacom Intuos 3 6 × 8 . Ver o meu tutorial sobre a escolha do tablet gráfico direito .

Photoshop Tutorial - Bio Choque - Art Linha
Esta foi a parte mais fácil: eu apenas abri o arquivo e ele estava lá! A grande arte de linha do meu colega artista UDON Joe Ng.

Photoshop Tutorial: Pintura Bioshock Videogame Digital - Flats
Uma peça bastante complicada como esta, exigindo várias texturas diferentes, exige uma etapa extra no processo: Flats. Conforme explicado no meu tutorial anterior sobre como pintar uma Mulher Maravilha pin up , alisamento é uma técnica emprestada da indústria dos quadrinhos. Em termos simples, cada área é preenchida com uma cor de base (metal, cintos, vestuário, etc), para servir como uma base para os seguintes passos de coloração. I geralmente plana usando diferentes camadas, um para cada elemento da figura. Por exemplo, neste caso, eu adicionar todas as peças de metal em sua própria camada (ver as áreas amarelo-ish na imagem acima); uma camada para a roupa (as áreas cinzentas) e assim por diante.

Passo 3 - Texturas
Photoshop Tutorial: Pintura Bioshock Videogame Digital - Texturas
Texturas são o que torna esta peça no final. O truque aqui é adicionar vários tipos de texturas e de tê-los aplicado a apenas algumas áreas (por exemplo, o capacete). Uma maneira simples de conseguir isso é a seguinte:
  1. Crie uma nova camada (vamos chamá-lo de "meu velho" para simplificar) acima da camada que você deseja aplicar a textura.
  2. Abra uma imagem de textura e copie e cole-o na camada de "meu velho".
  3. Defina o modo de mesclagem da camada de textura para Overlay.
  4. Agora você pode ver através e como olha a textura como aplicado na camada abaixo.
  5. Mude a opacidade da camada de textura, conforme necessário. Eu costumo tê-lo em 20% ou menos.
  6. Mova a textura em volta para se certificar de que você encontrar o melhor ajuste.
  7. Supondo que você tenha um plano da área que você deseja aplicar a textura em já em sua própria camada, selecione a sua transparência.
  8. Selecione a camada de textura.
  9. Adicionar uma camada de máscara: Camadas -> Add Layer Mask -> Revelar seleção
Agora, a textura cobre apenas a área que é suposto. Usando uma máscara de camada dá-lhe flexibilidade. É muito melhor do que a simples exclusão da área da textura que você não quer mostrar, porque se você fizer isso, você não pode voltar atrás e passar a textura em torno de mais tarde e fazer ajustes.

Passo 4 - Sombras
Photoshop Tutorial: Pintura Bioshock Videogame Digital - Sombras
Uma vez satisfeito com as texturas, eu pintei as sombras nas figuras usando uma camada de ajuste definido em multiplicar. Ver o meu tutorial Mulher Maravilha para obter detalhes sobre esta técnica.A camada de sombras está acima de todas as outras camadas, neste caso. Ver detalhes abaixo:
Photoshop Tutorial: Pintura Bioshock Videogame Digital - Sombras - Detalhe
Passo 5 - Detalhes
Photoshop Tutorial: Pintura Bioshock Videogame Digital - Detalhes
Nesta etapa eu refinado do personagem, acrescentou mais sombras e detalhes. Deixei destaques para a próxima etapa.
Passo 6 - Destaques
Photoshop Tutorial: Pintura Bioshock Videogame Digital - Highlights
Este é o lugar onde eu realmente me diverti! Eu gosto de pintar destaques no final. Ele geralmente é a parte mais gratificante do processo. Normalmente, adicionar destaques e luz incidental realmente traz minhas pinturas à vida.
Para destaques, eu adicionar uma nova camada acima de todas as outras e pintar os detalhes, geralmente ampliada em pelo 200%. Eu usei vários de metal enferrujado personalizados feitos pincéis que criou anteriormente e alguns eu tive que criar especificamente para esta peça. Ver close-up abaixo para ver os resultados:
Photoshop Tutorial: Pintura Bioshock Videogame Digital - Destaques - Detalhes
Deixe-me saber se você gostou deste :)